O que é um lagarto?
Os lagartos são répteis pertencente à ordem Squamata, que também inclui as serpentes e as cobras-de-duas-cabeças (anfisbenas). Eles são caracterizados por possuírem escamas, quatro membros (embora em algumas espécies possam ter de forma reduzidos e/ou ausentes), presença de ouvido externo, presença de pálpebras, cauda longa e cabeça distinta do corpo. Os lagartos habitam uma variedade de ambientes ao redor do mundo e no Cerrado brasileiro não é diferente. O Distrito Federal possui uma grande diversidade de fitofisionomias, ou seja, diferentes tipos de vegetação de Cerrado. Estes répteis podem ser encontrados em diferentes localidades, desde áreas abertas e campestres até áreas de florestas densas.
Esses fascinantes animais variam enormemente em tamanho, desde poucos centímetros até alguns metros de comprimento. Sua dieta é igualmente diversificada, incluindo aracnídeos, insetos, anfíbios, pequenos mamíferos e até outros lagartos. Muitas espécies são conhecidas pela incrível capacidade de regenerar suas caudas perdidas e pela vasta gama de cores e padrões em sua pele.
O “Guia de Lagartos do Distrito Federal” é uma fonte para quem deseja explorar a diversidade dos lagartos que habitam esta região. Ele documenta um total de 35 espécies de lagartos, distribuídas em 12 famílias, sendo uma família de cobra-de-duas-cabeças. Para os entusiastas da herpetologia, este guia é uma leitura indispensável, oferecendo um olhar detalhado sobre esses incríveis répteis e suas adaptações únicas ao ambiente do Cerrado.
Confira todas as famílias de lagartos de nosso quadradinho!!!
- Famílias
- Espécies
Anolidae
Predominantemente arborícolas, apresentam dimorfismo sexual com machos maiores. São diurnos e forrageadores de emboscada, produção contínua de ovos. A reprodução contínua é rara devido a sazonalidade.
Diploglossidae
São lagartos de pequenos a muito grandes, com ou sem membros, e caudas autotômicas. Eles têm escamas não sobrepostas com osteodermas subjacentes e uma dobra ventrolateral. A maioria é carnívora, alimentando-se de artrópodes e pequenos vertebrados.
Gekkonidae
Possuem membros bem desenvolvidos, pele macia com pequenas escamas justapostas. São o grupo de lagartos mais diversificado. Predominantemente noturnos. São principalmente insetívoros. Todos são ovíparos, com algumas espécies sendo partenogenéticas e se espalhando amplamente devido ao transporte humano.
Gymnophthalmidae
São lagartos pequenos. Eles apresentam grande variação na escamação e morfologia, com escamas dorsais e laterais que podem ser pequenas ou grandes, lisas ou quilhadas. A maioria das espécies tem membros pequenos, mas bem desenvolvidos, e caudas autotômicas de tamanho variável
Hoplocercidae
São lagartos de tamanho moderado, com características cranianas distintas como o forame lacrimal ampliado e ausência de dentes palatinos. Apresentam diferentes morfologias entre os gêneros, como Hoplocercus robusto e adaptados a hábitos terrestres. São todos insetívoros.
Iguanidae
A família Iguanidae inclui grandes lagartos herbívoros encontrados nas Américas, Índias Ocidentais, Galápagos e ilhas do Pacífico. Com oito gêneros, as espécies habitam principalmente ambientes terrestres, embora alguns sejam arbóreos ou possuam o habito aquático. São ovíparas, com ninhadas que variam de 2 a 88 ovos, dependendo do tamanho da espécie e da disponibilidade de recursos. Algumas espécies realizam migrações para locais de nidificação.
Leiosauridae
Esses lagartos tem tamanho moderado, como ausência de contato entre os semicírculos orbitais, lamelas subdigitais com quilha, e escamas lisas na cauda sem autotomia. Variam de habitats de arbustos a florestas tropicais, sendo alguns arborícolas (Enyalius). São predominantemente insetívoros e ovíparos, depositam ninhadas de ovos variando de 2 a 15 em ninhos terrestres.
Mabuyidae
Esses lagartos são de pequeno a médio porte, tendo suas escamas sobrepostas no dorso e no ventre. Possuem a capacidade de autotomia caudal.
Polychrotidae
São lagartos arbóreos e diurnos que se alimentam de artrópodes, sendo forrageadores de emboscada. Eles têm uma cauda preênsil, mas menos desenvolvida que a dos camaleões do Velho Mundo. Apresentam um ciclo reprodutivo sazonal, produzindo muitos ovos por ninhada.
Teiidae
São lagartos de pequeno a grande porte, com escamas dorsais e laterais pequenas e granulares, e escamas ventrais maiores e organizadas em fileiras transversais. Possuem membros bem desenvolvidos, cauda autotômica.