Notomabuya frenata
(Cope, 1862)
- Tamanho (2,5cm-8,5cm)
- Habitat (cerrado e mata)
- Coloração (camuflada)
- Dieta (artrópodes)
- Reprodução (vivípara)
- Atividade (diurna)
- Raridade (comum)
- Status de conservação (LC)
Identificação
Corpo cilíndrico, alongado; membros bem desenvolvidos; cauda longa. Comprimento rostro-cloacal de 25 mm a 85 mm. Dorso marrom-avermelhado, sem listras longitudinais escuras, podendo apresentar séries longitudinais de pontos escuros na região posterior do corpo. Uma faixa lateral escura de cada lado do corpo, do focinho até a base da cauda, margeada ventralmente por uma faixa creme. Ventre de cor creme. Pode ser confundida com Aspronema dorsivittatum, Manciola guaporicola e Copeoglossum nigropunctatum, das quais difere por possuir uma única escama frontoparietal (duas nas outras espécies).
Distribuição geográfica
Argentina, Bolívia, Brasil e Paraguai. No Brasil, ocorre nas regiões centro-oeste e sudeste.
Habitat
Ocorre em áreas abertas, principalmente no cerrado e em áreas de mata.
Micro-hábitat
Vive junto ao chão, subindo regularmente no tronco de árvores, em troncos caídos, rochas e cupinzeiros. Prefere locais moderadamente ensolarados, onde se desloca constantemente entre manchas de sol e de sombra, o que é importante na regulação de sua temperatura corporal. Utiliza fendas de rochas, espaços sob a casca de árvores e buracos sob rochas, troncos caídos e cupinzeiros onde procura abrigo e deposita suas ninhadas.
Dieta
Se alimenta de uma grande variedade de artrópodes e pode também comer pequenos vertebrados. Os itens mais importantes são cupins, grilos e gafanhotos e formigas.
Reprodução
É uma espécie vivípara, que produz em média 4 embriões por ninhada. Aparentemente uma única ninhada é produzida durante a estação reprodutiva, que se concentra nos meses mais chuvosos. Os filhotes nascem com cerca de 25 mm de comprimento rostro-cloacal.
Comportamento
É uma espécie diurna e heliófila, ativa durante todo o dia, sendo que nos meses mais frios a atividade se concentra no período da tarde. A temperatura corporal média é de 31,6 ± 3,2 °C (n=145). É relativamente sedentária, se deslocando ocasionalmente entre manchas de sol e sombra para regular sua temperatura corporal, ao mesmo tempo que procura por alimento. Pode revirar o folhiço ou cavar o solo à procura de presas. Quando notada, fica imóvel tentando se confundir com o ambiente, podendo correr rapidamente para abrigos quando perturbada.
Bibliografia seleta
Vitt, L. J. 1991. An introduction to the ecology of Cerrado lizards. J. Herpetol. 25: 79-90. Vrcibradic, D., and C. F. D. Rocha. 1998. The ecology of the skink Mabuya frenata in an area of rock outcrops in southeastern Brazil. J. Herpetol. 32: 229-237.